segunda-feira, 13 de maio de 2013

Praia Bela - João Pessoa

foto: gilberto stuckert

Praia Bella - Litoral sul de João Pessoa



 Praia Bela é uma das últimas praias da Paraíba com acesso para carros até o mar. Depois tem Pitimbú, mas já é outra história, porque tem ritmo de uma pequena cidade. Praia Bela fica distante uns 45 Km de João Pessoa, no sentido do litoral sul. Não tem estrutura de balneário, apenas poucas casas aqui e ali e mais nada. Essas casas são inclusive casas de veraneio, por isso a praia está quase sempre deserta. A natureza favorece a paisagem, com grandes extensões de praia de areias brancas, o mar com ondas altas, o verde dos mangues, as falésias ao longe e o rio encontrando o mar. E lá no rio estão os quiosques dos nativos se preparando para atender aos turistas, que surgem durante a semana, mas que aparecem em maior quantidade nos Sábados e Domingos.

João Pessoa

foto: giuseppe stuckert


Praia do Cabo Branco

Praia do Cabo Branco é uma praia urbana de João Pessoa, de areia fina e batida, com coqueiros e falésias vivas, denominação dada pela ação dos fenômenos naturais que atuam nas falésias de até 40 metros.
Na Avenida Cabo Branco nº 3336, à beira-mar, está situada a Fundação Casa de José Américo. A casa, transformada em museu, guarda todas as características de quando José Américo nela residia. A fundação é um centro de estudos, pesquisa e difusão científica.

Picãozinho - João Pessoa

foto: gilberto stuckert




Picãozinho

Picãozinho é uma formação de recifes, que fica localizado a cerca de 1500 metros da praia de Tambaú no litoral de João Pessoa - PB.
Durante os períodos de baixa-mar uma grande porção do recife fica exposto.
O recife é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, sendo desde a década de 80 explorado turisticamente. Atualmente existem diversas embarcações que fazem o translado entre a praia de Tambaú e Picãozinho. Durante o trajeto, que dura cerca de 15 minutos, os turistas são instruídos a não andar sobre o recife.


Praia de Tambaú - João Pessoa

foto:giuseppe stuckert

Praia de Tambaú - João  Pessoa


"Possui 8 km de extensão, composta de areia batida e fina, com águas de cor verde-azuladas. Ë o ponto de partida a Picãozinho, ponto turístico de beleza natural (D'Albuquerque, 1997).
Na praia de Tambaú localiza-se uma das mais belas construções da cidade, o Hotel Tropical Tambaú. Possui forma circular que se harmoniza com a linha de praia. As águas do mar batem na base de sua porção leste o que propicia ao hóspede desta ala, a sensação de estar dentro do mar. Possui quadra de tênis, bar, restaurante, salão de convenções e uma galeria onde estão lojas, cinemas, cabeleireiros, entre outros. Foi inaugurado em setembro de 1971 (Rodriguez, 1992).
Próximo ao Hotel Tropical Tambaú, situa-se o Mercado de Artesanato Paraibano (MAP), construído em estilo colonial, numa área de, aproximadamente, 6100 m². Foi inaugurado em 1990. Ë ponto de grande visitação pelos turistas que percorrem dezenas de lojas de produtos regionais como rendas, crochês, tapeçarias, pintura, couro, batic etc. O MAP possui, também, lanchonetes, agência dos correios e uma central de telefonia (Rodriguez, 1992).
A feirinha de Tambaú, teve a sua formação decorrente do movimento noturno em torno da lanchonete A Nutritiva, na quadra fronteiriça ao Hotel Tropical Tambaú. Uma área urbanizada privilegiada que é ponto de encontro de artistas, intelectuais e estudantes (Honorato, 1999). " (Fonte: DE-UFPB)

Praia do Cabo Branco - João Pessoa -PB

foto: gilberto stuckert

Praia do Cabo Branco - João Pessoa -PB

Praia do Cabo Branco é uma praia urbana de João Pessoa, de areia fina e batida, com coqueiros e falésias vivas, denominação dada pela ação dos fenômenos naturais que atuam nas falésias de até 40 metros.
Na Avenida Cabo Branco nº 3336, à beira-mar, está situada a Fundação Casa de José Américo. A casa, transformada em museu, guarda todas as características de quando José Américo nela residia. A fundação é um centro de estudos, pesquisa e difusão científica.


Estação Cabo Branco - Estação ciências João Pessoa

foto: giuseppe stuckert


Estação Cabo Branco – CiênciaCultura e Artes


Estação Cabo Branco – CiênciaCultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano em João Pessoa, capital do estado brasileiro da Paraíba, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada no dia 3 de julho de 2008 pelo então prefeito Ricardo Vieira Coutinho.1
A Estação tem a missão de levar cultura, arte, ciência e tecnologia à população de forma gratuita. Além da proposta cultural, a Estação se apresenta como ponto turístico e cartão-postal da cidade.2


Praia de Tambaba - João Pessoa

foto: gilberto stuckert

Praia de Tambaba

Tambaba é uma praia situada no município de Conde, distante 17km da capital João Pessoa, no estado da Paraíba. É conhecida pela sua seção naturista, sendo a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal.1
O naturismo é gerido pela SONATA, Sociedade Naturista de Tambaba. Esta sociedade organizou uma série de normas de conduta ética, como meio de garantir um padrão de comportamento na praia. Estas incluem proibição de filmagens ou fotografia, sem autorização, a obrigação de nudez total para aceder ao local, a proibição total de qualquer comportamento ou praticas sexuais e proibição do uso de drogas. Todos estes itens são relacionados com o Código de Ética Naturista.
Congresso Internacional de Naturismo
Tambaba foi a área naturista escolhida para sediar o 31º Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI (Federação Internacional de Naturismo) que ocorreu em 2008. Este congresso é bianual e sediá-lo é algo comparável a sediar umaolimpíada tendo em vista o grau de importância do mesmo no cenário mundial.
A votação foi realizada durante o 30º Congresso Internacional de Naturismo que ocorreu na cidade de Cartagena na Espanha nos dias 7 a 10 de Setembro de 2006. A votação foi expressiva a favor de Tambaba que venceu por 137 votos a 99 dados à região da Calábria na Itália que era o concorrente.
Com isto, Tambaba entrou para a história do Naturismo mundial, já que é a primeira área Naturista do Hemisfério Sul e primeira área Naturista da América Latina a sediar um evento deste porte.


Praia do Cabo Branco - João Pessoa

foto: giuseppe stuckert


Praia do Cabo Branco - João Pessoa

Cabo Branco é um bairro nobre localizado no extremo da Zona Leste, na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba1
Sua avenida principal recebe o seu nome, avenida Cabo Branco, e fica paralela à praia, onde se localiza a maior parte de seu comércio. É também muito utilizada para corridas, caminhadas e ciclismo. Para isto, esta avenida é interditada diariamente das 05:00 às 08:00.
É considerado um bairro tranquilo pelos moradores[carece de fontes], apesar de nele se situar uma das praias mais frequentadas pelos turistas da cidade, em virtude de sua orla possuir grande quantidade de hotéis, pousadas, bares e restaurantes.
Na praia são realizados eventos, como shows, eventos turísticos e Réveillon. É também o lugar escolhido para competições esportivas, como o campeonato de vôlei de praia, ciclismo efutebol de areia. Os principais pontos de encontro, além da praia em si, são o clube Cabo Branco e seus restaurantes.


Areia Vermelha - Cabedelo

foto: Gilberto Stuckert



Areia Vermelha - João Pessoa

Passeio de barco para a Ilha de Areia Vermelha


Quando a maré está baixa, barcos, lanchas e jet-skis seguem em direção à Ilha de Areia Vermelha, acessível a partir da praia de Camboinha, em Cabedelo. O banco formado por areias avermelhadas é cercado por piscinas naturais repletas de peixes. Para lá seguem também os barcos com serviços de bar que servem, entre outros petiscos, o tradicional caranguejo ao coco.


Praia de Coqueirinho - João Pessoa

foto: giuseppe stuckert

Praia de Coqueirinho

Praia tranquila de grande litoral, é conhecida como um dos refúgios da cidade. Sua beleza natural e clima agardável costuma atrair diversos turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar, tomar um delicioso banho de mar e se distanciar do cotidiano agitado. É uma das boas opções para os que buscam um lugar calmo e bonito para passar um dia de férias. Conta com uma boa faixa de areia clara, o mar é levemente agitado, formando boas ondas principalmente quando venta. De coloração verde azulado, suas águas cristalinas são muito convidativas para um mergulho. É propício também para a prática de esportes náuticos, como kitesurf  e vela. Possui vegetação nativa e coqueiros que enfeitam o lugar, fornecendo sombra para os visitantes. Uma boa dica é levar alimentos e bebidas para que não aconteçam imprevistos